terça-feira, 18 de junho de 2013

Plante flores e colherá flores


Estive durante uma semana observando e dando um pouco de atenção, cuidado e amor ao reino vegetal. Pouco sei dele e o que aprendi devo  ao exemplo da vó Laura na infância e ao filho,  Guilherme Floriani, que desde aluno da ESALQ-USP, dedicava-se ao nosso sítio nas férias, e depois de formado, em todos os finais de semana, em SAF’s, criação de coelhos e galinhas, cuidando da Brisa, égua pecherão, recuperando nascentes, organizando piquetes para os animais, implantando horta e pomar de forma ecológica,  paisagista sensível à beleza e ao habitat natural (ecossistema) de árvores floríferas, frutíferas, lenhosas...



Iniciei em maio, a multiplicação das hortênsias, capim-cidreira e citronela... podei os 9 cedrinhos (Ah! Quem me dera ser mais ousada, para moldá-los com personagens)... chegou um manacá nativo daqui, com flores bicolor brancas e roxas, para o barranco terraplanado. Plantei também a terceira camélia, a de cor branca, no vértice do triângulo, fazendo parceira com a branca e vermelha...agora, já com terra cheirosa, macia e nutrida da compostagem que faço desde meados de março... nutri os 2 araçás nanicos... e jamais esquecerei a sensação que tive, quando me aproximei justamente daquele que não deu frutos este ano: a aura dele era muito maior do que eu e envolveu-me amorosamente, que bem estar senti e o reverenciei, aprendendo a lição que a forma externa nem sempre corresponde à essência.

Assim também todas as pessoas tem  uma força boa,  nem sempre visível para nós... plantei um caquizeiro... e só daí vi um pequena manacá nanico e velhinho, com barbas no tronco... Quem a plantou deixou-a num torrão mais alto que o nível do solo, pensei como que a água poderia alimentá-la assim?  Igual aos araçás, além de que estes estão numa lomba, ao relento, e com solo seco e duro...

                                                Imagem do araçazeiro



Está difícil encontrar uma local adequado nas cercas de tela para a physalys, muda que fiz ainda na casa do filho, guardada no pátio do amigo Ildefonso, para que não pegue geada e porque as que oferecem condições serão mudadas de lugar... Falando nele, veio novamente, muito prestativo, desta vez para instalar uma torneira elétrica...Isto é conforto, neste frio não é luxo.

Eu prefiro água quente da serpentina do fogão à lenha, mas aqui fogão e pia estão em posições opostas na cozinha... Já veio no feriado de Corpus Christi remendar o telhado, até que possa chamar um latoeiro e comprar o telhão para consertar o estrago do tratorista na terraplanagem... Bem, comecei um pequeno jardim na porteira, com falso boldo, sementes de tagetes (cravos de defunto, resistirão à geada?) gerânios vermelhos ganhos da Janete, da loja Vida Natural... Enterrei a mangueira contendo o fio trazendo energia elétrica da casa da piscina até o motor do portão eletrônico...

Que chique, é só pintá-lo de tinta esmalte, e o neto Bernardo escolheu  o dourado  como cor...o ouro mesmo é mágico, criança tem sensibilidade, muitos adultos já perderam, por isso as consideramos ousadas. São sábias, isto sim!


Bem, é hora de pitar meu cachimbo! Peço muita Luz e muito amor, derramando ensinamentos do Criador sobre suas Criaturas.



E a música diz: “Quem desejar colher flores, é preciso plantar flores. Quem quiser boa colheita, a melhor receita é ser bom plantador! ”

Ei-lo , à esquerda, bem à frente. O da direita está dando frutos, pela 2ª
 vez este ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário